Capacita Coruripe: Professores da área de educação inclusiva participam de mais uma etapa do curso ABA

Foto

Programa lançado no ano passado segue capacitando todos os profissionais da rede

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida e Aline Oliveira

“A capacitação em ABA tem sido essencial para o desempenho dos profissionais que atuam na educação inclusiva. O que aprendo aqui, levo para a sala de aula para fortalecer as vivências com os alunos e agregar no desenvolvimento deles. Estou muito feliz em ter a oportunidade de participar de um curso tão rico em aprendizagem”, destacou o auxiliar de inclusão da Escola Liege Gama, Eliton Lima.

A Secretaria de Educação de Coruripe realizou mais uma edição do Programa Capacita Coruripe, que foi lançado pela prefeitura no ano passado, com o objetivo de capacitar os servidores da educação com palestras e oficinas para fortalecer o ensino-aprendizagem. As formações desta edição foram realizadas simultaneamente no auditório da Secretaria de Educação, no auditório da Escola Maria Alice e na Escola Cláudio Daniel.

“Estamos em mais uma etapa do Capacita Coruripe, com formações voltadas aos profissionais de toda a nossa rede de ensino. Gostaria de destacar a formação promovida para os professores da Educação Inclusiva, que é o curso de Análise do Comportamento Aplicada para o Autismo – ABA, uma formação inédita aqui no município, com uma carga horária de 100h. Uma capacitação importante que visa preparar os profissionais para contribuir diretamente com o desenvolvimento dos nossos alunos com deficiência. Essa ação é um marco na gestão do prefeito Marcelo Beltrão, que é comprometido com o avanço da educação pública”, ressaltou a secretária de Educação, Cintya Alves.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da Semed, Elisangela de Castro, o curso é uma importante ferramenta que prepara os profissionais para o trabalho em análise de comportamento aplicado nas salas de aula.

“O curso tem como objetivo levar o professor a observar, analisar e explicar a relação que existe entre comportamento, ambiente e aprendizagem, fortalecendo assim o desempenho do mesmo dentro da sala de aula. Tudo isso só está sendo possível através do olhar diferenciado para a educação inclusiva e do comprometimento da secretária Cyntia Alves e do prefeito Marcelo Beltrão, que não tem medido esforços para estimular o desenvolvimento de nossa educação”, explicou.

Katiuscia Viana é Terapeuta Ocupacional e especialista em análise aplicada do comportamento em TEA. A profissional ministrou uma das etapas do curso e pontuou a importância da capacitação.

“Trabalhar os marcos do desenvolvimento infantil é essencial, para que todos os professores consigam enxergar o que é esperado do desenvolvimento de uma criança, e dessa forma irá conseguir identificar as questões que fogem do esperado e as crianças que têm mais dificuldade em algumas atividades. Assim, conseguirá com mais facilidade adaptar o ensino para que a criança consiga ter uma aprendizagem eficaz. Estamos ministrando um curso bastante atualizado para a rede de ensino de Coruripe, com tudo que há de novo nas pesquisas científicas da área e isso tende a fortalecer os resultados”, concluiu.

 

Compartilhe: