A página Gestão da Orla é um espaço para divulgar a agenda de trabalho do Projeto Orla, compartilhar os documentos produzidos, a legislação local, links de notícias, mapas e dicas relacionadas a nossa orla. Este espaço foi criado para aqueles que querem fazer parte da gestão, pesquisadores, turistas e todos os demais cidadãos do município que usam, visitam ou empreendem na orla. A praia é de todos, sua gestão também!

Projeto Orla

O Projeto Orla é uma Política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de Governo. Seu foco é o planejamento da orla, por meio do Plano de Gestão Integrada (PGI).

É uma ação integrada do Governo Federal que busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros. O Projeto Orla conta também com arranjo institucional nas esferas estaduais e com o protagonismo dos municípios na elaboração do PGI.

Projeto Orla de Coruripe

O objetivo do Projeto Orla de Coruripe é implementar a gestão integrada da sua orla marítima, promovendo o turismo responsável, desenvolvimento sustentável do município e espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos locais. A gestão da orla passou a ser responsabilidade também dos seus cidadãos (banhistas, esportistas, pescadores, empreendedores etc.) juntos a Prefeitura de Coruripe.

A Coordenação do Projeto Orla de Coruripe é composta pela Secretaria Municipal Esporte, Lazer e Igualdade Racial; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Gestão de Convênios e Projetos Arquitetônicos; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Economia Solidária; Secretaria Municipal de aestrutura e Urbanismo; Superintendência de Turismo e Superintendência de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura.

A elaboração do PGI será uma ação executada pela Prefeitura Municipal de Coruripe que, através da sua Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) e do Grupo de Trabalho da Orla (GT Orla), busca implementar este novo modelo de gestão participativa na orla do município. O PGI da Orla Marítima de Coruripe tem previsão de ser elaborado no prazo de 01 (um) ano: de agosto de 2023 a julho de 2024. Todas as etapas serão acompanhadas pela Coordenação Estadual do Projeto Orla de Alagoas e pela Coordenação Nacional do Projeto Orla.

A Prefeitura de Coruripe assume o compromisso de garantir a construção e implementação do seu PGI de forma integr e participativa, para que, junto ao povo coruripense, possa preservar seu patrimônio natural e cultural, incentivando o uso sustentável da sua zona costeira, fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla.

1ª Etapa da Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Orla

Data: 23 a 27 de outubro de 2023

Horários: 08:30h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua Lindolfo Simões, 443, Centro