Conselho Tutelar de Coruripe e Polícia Civil realizam reunião para discutir cooperação no atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social, Saúde, Educação, Ministério Público e CMDCA

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

O Conselho Tutelar de Coruripe e a Polícia Civil do Estado em conjunto realizaram nesta quinta-feira (22), uma reunião no auditório da Secretaria de Educação (Semed) para estabelecer um acordo de cooperação no atendimento dos casos de violência da Criança e do Adolescente.

A ação contou com as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social do Trabalho e da Mulher com seus respectivos núcleos, parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do (SGDCA) Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A reunião teve como principal objetivo a organização e o alinhamento do fluxo de atendimento de casos de violências contra crianças e adolescentes em Coruripe.

“Tanto o Conselho Tutelar, quanto a Polícia Civil identificaram que havia um desalinhamento na abordagem de casos, havendo desse modo a necessidade de um encontro para alinhar e atender essas demandas para a garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Por conta de ocorrências no município não foi possível que o representante da polícia civil participasse do momento, mas ele repassou os pontos a serem abordados” disse o presidente do Conselho Tutelar, Paulo Alberto Paixão.

Outros assuntos relevantes, também foram abordados, tais como a importância da Participação do Comitê Municipal de Proteção a Crianças e Adolescente vítimas de violação de direitos e, a possibilidade de o município firmar parceria com o Estado ou a União para a oferta de curso da Escuta Especializada para os técnicos municipais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.