Coruripe recebe cronograma de Ações da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Atividades abordaram as causas e direitos LGBTQIA+

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

A Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, apresentou em 2023 um plano de ação para o ano de 2024, com proposta de atuação em Coruripe voltada à formação e sensibilização das equipes municipais do serviço público, com foco na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+.

Um cronograma de atividades foi apresentado no município nesta terça (30) e quarta-feira (31), em prol das causas e direitos LGBTQIA+ em Coruripe, com apoio da Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Gerência de Articulação, Execução e Monitoramento de Políticas Públicas para população LGBTQIA+ do Estado.

As formações ofertaram abordagens abrangentes sobre LGBTQIA+fobia, acolhimento de gênero e sexualidade, preconceito, discriminação, promoção dos direitos das pessoas e contou com um total de três encontros.

Yego Silva, da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e da Mulher falou sobre as ações. “Dia 30 a gente deu início às ações LGBTs no município, trazendo o governo federal e governo estadual, dando o pontapé em um trabalho que vai ser feito em toda Alagoas. Coruripe está sendo premiado a ser o primeiro município que eles estão desenvolvendo essas ações e já está nos preparativos para a criação de uma pasta onde vai tratar das ações LGBTs local, com a secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, onde temos a secretária Célia Gama como uma entusiasta da causa”, completou.

Na programação do dia (30), aconteceu uma roda de conversa e escuta com representantes dos movimentos sociais do município. Na sequência, dia (31) houve pela manhã uma formação direcionada ao atendimento e acolhimento do público LGBTQIA+ para servidores públicos municipais, vereadores entre outros e na parte da tarde foi o encontro com os secretários municipais para formatação do Plano Contra a LGBTQIA+ fobia no município.

O objetivo é informar e qualificar profissionais de diversos setores no atendimento às identidades de LGBTQIA+.

Andressa Regina Bissolotti, coordenadora geral das pessoas LGBTQIA+ da Secretaria Nacional no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, destacou a importância das ações no município.

“É com muita alegria que a gente conclui em Coruripe esse primeiro momento, ouvindo as demandas do público, e sensibilizando para pensar aqui no município os direitos das pessoas LGBTQIA+. Para que todos os serviços públicos atendam de forma igualitária, adequada todas as pessoas independentemente da sua orientação sexual e identidade de gênero, garantindo assim acesso universal aos direitos humanos”, ressaltou a representante do Ministério.

É missão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, desenvolver políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação e promoção dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, (LGBTQIA+) e outras. Tal missão é de responsabilidade da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.