Eleição do Conselho Tuletar: Campanha inicia nesta terça-feira com onze candidatos

Texto: Leila Cristhina   Fotos: Alê Araújo

Na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, a Comissão Especial Organizadora do Processo Eleitoral do Conselho Tutelar de Coruripe, realizou uma ação orientando os 11 candidatos aptos ao processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar do município.

CONFIRA AS REGRAS

A atividade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A equipe, com apoio da assessoria jurídica da Prefeitura, explicou as regras de campanha no processo, incluindo a propaganda eleitoral e as condutas proibidas.

Dayse Uchôa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, falou sobre o processo: “A eleição é facultativa, porém é fundamental a participação do povo, considerando que o Conselho Tutelar desempenha uma importante atividade de defesa e proteção das nossas crianças e adolescentes, garantindo a execução de seus direitos. Falamos sobre as regras que regem a campanha e peço a comunidade que nos apoie”, finalizou.

Algumas ações permitidas: Participação em debates e entrevistas, garantindo-se a igualdade de condições a todos os candidatos; propaganda com santinhos, constando número, nome, foto e curriculum vitae do candidato.

Ações vedadas:  oferecer ou prometer dinheiro, benefícios ou vantagens de qualquer tipo em troca de apoio à candidatura, transportar eleitores, dentre outros.

Durante o evento, para que fosse definido o número para divulgação e cadastramento na urna eletrônica foi realizado sorteio com os nomes dos onze candidatos habilitados e pela ordem, cada sorteado definiu o seu.

Com a definição dos números, os 11 candidatos já podem a partir do dia (02) realizar a campanha eleitoral concorrendo às cinco vagas existentes.

Confira a lista dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar e seus respectivos números:

01.Ariane Portela de Carvalho - 11

02.Cleviane Ferreira Farias - 25

03.Emmilly Kethllen Ramos Florêncio - 10

04.Erika Esterfânia Lessa da Silva - 44

05.José Erivaldo da Silva - 13

06.José Isaias Santos da Silva - 33

07.Maria Ivanicleide da Silva Santos – 20

08.Micael Jonatas Ramos dos Santos - 15

09.Paulo Alberto Paixão dos Santos - 17

10.Sidney Alex do Nascimento Cardoso - 55

11.Wellinton da Silva da Moura - 22

Eleição

Os conselheiros tutelares e suplentes serão escolhidos, por meio de eleição com voto direto, secreto e facultativo no dia 1º de outubro de 2023.

Para votar é preciso apresentar o Título de Eleitor.

O local e horário de votação serão divulgados posteriormente.