Eleitos para o Conselho Tutelar de Coruripe são empossados

Os Conselheiros Tutelares titulares e suplentes foram diplomados para um mandato com duração de quatro anos

Texto: Leila Cristhina Fotos: Dean Almeida

Na manhã desta quarta-feira (10) a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social do Trabalho e da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Coruripe – CMDCA empossaram os novos conselheiros tutelares. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Coruripe e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, vice-prefeito José Enéas, secretários, vereadores, lideranças políticas e familiares dos empossados.

Os Conselheiros Tutelares titulares e suplentes eleitos no ano passado pela população, foram oficialmente empossados e diplomados pela gestão para um mandato com duração de quatro anos.

O prefeito Marcelo Beltrão parabenizou os conselheiros destacando o papel a ser exercido e de colocarem seu tempo à disposição da população.

“Parabenizo a todos que se colocaram diante do povo para concorrer às vagas de Conselheiros Tutelares e junto com a nossa gestão prosseguir batalhando com todas as dificuldades para vencer e fazer valer o Estatuto da Criança do Adolescente em Coruripe, sempre com muita responsabilidade. Nossos agradecimentos também aos conselheiros que passaram, temos uma turma que esteve junto conosco durante esses três anos de nosso mandato, mais um ano do mandato do prefeito anterior, trabalhando em parceria no sentido de garantir os direitos das crianças e adolescentes do município”, completou.

A abertura da sessão foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wélinton Vasconcelos. Em seguida foi lida a ata de votação do Conselho Tutelar e lido o juramento pela conselheira eleita Emmilly Kethllen Ramos. O prefeito Marcelo Beltrão fez a leitura da portaria de nomeação dos novos conselheiros tutelares e eles assinaram o termo de posse e receberam o diploma.

Erica Esterfânia Lessa, empossada como conselheira tutelar, enfatizou que os conselheiros atuarão em parceria. “Será meu segundo mandato depois de um tempo afastada. Estarei junto com os colegas com responsabilidade e compromisso com o artigo 131 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que fala que o Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. O objetivo é contribuir para a melhoria da vida das crianças e dos adolescentes de Coruripe por meio do cumprimento da Lei.”, frisou a conselheira.

“Não é fácil estar conselheiro tutelar, é uma missão árdua e linda. É um trabalho que requer muita responsabilidade. E o povo escolheu bem. O povo escolheu aqueles que podem representar o Conselho Tutelar no município de Coruripe, brilhantemente, zelando pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Parabéns e muito obrigada a todos que contribuíram com o início do processo até chegarmos aqui”, concluiu Célia Gama, Secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher.

De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

O conselheiro tutelar, diante de um caso denunciado, agirá para dimensionar a violação de direito com o objetivo de aplicar a medida de proteção que leve a criança ou o adolescente a superar a situação vivenciada.

Titulares:

1 – Maria Ivanicleide da Silva Santos