Julho sem plástico: Gincana incentiva a coleta seletiva entre idosos de Coruripe

Foto

Ação uniu idosos e adolescentes do Pontal e da Barreiras em prol do meio ambiente

 

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida 

Em alusão a campanha mundial Julho sem Plástico, assistidos dos Centros de Assistência Social (Cras) do Pontal e da Barreiras, de uma maneira bem divertida, se uniram em defesa do meio ambiente. Idosos e adolescentes das duas comunidades disputaram durante 10 dias qual equipe seria a responsável pela maior coleta plástico. 

A gincana educativa foi dividida em grupos com o objetivo de alertar para a preservação do meio ambiente. A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e contou o apoio das Secretarias de Esporte, Meio Ambiente e da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare). 

“A gincana uniu idosos e adolescentes do Pontal e Barreiras, cinco grupos de cada localidade. O objetivo era recolher mais plástico durante 10 dias e o vencedor ganharia um prêmio. Mas, o objetivo principal era educar, onde todos pudessem conhecer os danos causados ao meio ambiente pelo descarte indevido do material. Com a coleta, ainda puderam dar o destino correto para o material que pode ser reaproveitado, gerando emprego e renda para dezenas de famílias. A Ascamare esteve presente na pesagem e recolheu todo o material arrecadado”, explicou a coordenadora do Cras do Pontal, Dayse Beltrão Uchôa. 

Durante os 10 dias os idosos assistidos do Cras do povoado Barreiras com os adolescentes recolheram 540 quilos de plásticos. Já as equipes do Pontal de Coruripe tiraram das ruas do destino turístico 294 quilos. Além de contribuir com o meio ambiente, dando o destino correto ao material reciclável, a gincana ainda gerou renda para as famílias da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), com um total de 834 quilos de plásticos. 

“A gincana foi muito importante para a nossa associação. Se fossemos recolher, levaria em média 30 dias. E os idosos conseguiram retirar das ruas em apenas 10 dias. Uma ação sensacional em que muitos se uniram para ajudar o meio ambiente, e como consequência, ainda geraram renda para 11 famílias da Ascamare. Isso mostra que a população precisa estar unida. Sustentabilidade é a salvação do nosso planeta. Todos estão de parabéns pela gincana”, encerrou o presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), José Barrerito dos Santos

Compartilhe: