Prefeitura de Coruripe realiza ações preventivas para evitar impactos no período chuvoso

Ações como desobstrução e limpeza de córregos, bueiros e canaletas estão sendo realizadas em todo o município
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida
A Prefeitura de Coruripe por meio das Secretarias de Limpeza Pública, Desenvolvimento de Pindorama e Infraestrutura com o apoio da Defesa Civil Municipal vem realizando uma série de ações preventivas para o período chuvoso em todo o município, com o objetivo de garantir mais segurança e minimizar transtornos para a população.
Segundo a Defesa Civil de Coruripe a quadra chuvosa começou no dia 15 de abril e vai até o dia 15 de agosto podendo se estender até setembro. “O inverno propriamente dito para Defesa Civil iniciou nesta segunda-feira (15) e vai até o dia (15) de agosto com a probabilidade de abranger mais meses. As chuvas desses últimos dias já ultrapassaram a média esperada, estávamos aguardando no máximo 60 milímetros e em um dia choveu cerca de 140 milímetros e em dois dias choveu mais 210 milímetros em Coruripe, ou seja, foram todas acima da média. A gestão está em estado de alerta, porém destacamos que as ações preventivas que a Prefeitura vem fazendo periodicamente por meio de suas equipes disponibilizando todo o seu aparato para trabalhar antes, após e durante o inverno foram pontuais para que numa situação como essa desta semana tivéssemos menos impacto. Ações como drenagem, desobstrução e limpeza de córregos, bueiros e canaletas em rios, riachos em todo o município estão sendo realizadas”, explica Ricardo Pacheco, coordenador da Defesa Civil de Coruripe.
Um exemplo citado por Ricardo Pacheco de ação preventiva foi a construção da Estação Elevatória visando resolver o problema dos constantes alagamentos do Conjunto Dr. Fialho, na parte alta da cidade, a prefeitura construiu uma estação elevatória no ‘Barreirão’. A estação conta com duas bombas de sucção de alta potência, que estão interligadas com a rede central de esgotamento sanitário.
Na manhã desta sexta-feira (19) a Defesa Civil Municipal realizou a entrega de lonas em algumas áreas de risco para cobertura emergencial dos imóveis, entre outras ocorrências.
Para diminuir ou mesmo evitar situações mais sérias provocadas pelas fortes chuvas que estão caindo em abril, reuniões periódicas entre a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, secretarias municipais e demais setores envolvidos estão acontecendo para o alinhamento dos trabalhos.

Recomendações da Defesa Civil de Coruripe para o período chuvoso
A população não deve construir em áreas de risco, especialmente em terrenos com muito declive e precisa ficar atenta a indícios de alagamentos e deslizamentos de terra, além de rachaduras e infiltrações nos imóveis. Caso ocorra um desses exemplos, a população que está nas áreas de risco, deve procurar um abrigo até que volte ao normal.
Como prevenção a inundações, a população também pode colaborar com medidas simples, como não jogar lixo nas ruas nem deixar materiais e restos de construção no passeio ou em vias públicas.
A Secretaria de Limpeza disponibiliza o disque entulho: 82 99192-4288, por meio deste telefone a população pode solicitar o serviço de recolhimento de entulhos e outros.
Em casos de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 82 99192-4288, 82 99320-0677, 82 99105-4448.

Serviços:
Disque Entulho