Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social participam de capacitação sobre prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres

Evento aconteceu no Ifal e contou com cerca de 200 participantes

Texto: Anne Rose / Fotos: Dean Almeida

O Agosto Lilás é o mês da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres. Visando fortalecer a rede através de políticas públicas de apoio às vítimas, a Prefeitura de Coruripe e o Governo de Alagoas através da Rede de Atenção às Violências (RAV) realizaram uma capacitação sobre o tema.

O evento aconteceu nesta terça-feira (29), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Coruripe, e contou com a participação de servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes da Polícia Militar e do Poder Judiciário.

A secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Célia Gama, destacou a importância de eventos como esse no fortalecimento das redes que trabalham no enfrentamento à violência no município.

“É muito importante a união de todas as pastas e agentes da sociedade, para lutarmos juntos contra esse câncer, que é a violência contra a mulher. A gestão do prefeito Marcelo Beltrão e do vice Zé Éneas, através da Secretaria de Assistência Social, com a Saúde e Educação, vem trabalhando políticas públicas voltadas ao enfrentamento a essas violências, que de fato não atinge apenas a mulher, mas sim a família”, frisou.

Sônia Brandão é agente comunitária de saúde, da Unidade de Saúde Tércio Wanderley. Ela pontuou o evento como essencial para o esclarecimento de dúvidas e para atualização dos profissionais acerca do tema.

“É muito importante para nós que trabalhamos dia a dia com a comunidade estarmos munidos de informações atualizadas, para que possamos saber como agir diante de uma possível situação de violência com nossas usuárias, como já aconteceu comigo uma vez e eu tive que intervir. A capacitação foi muito proveitosa, trouxe muitos esclarecimentos e tiramos muitas dúvidas, e isso irá nos ajudar em nosso dia a dia”, ressaltou.

A advogada, assessora especial da RAV e palestrante Keller Mendes, explicou que é fundamental os municípios estarem alinhados ao Governo do Estado, para fortalecer as redes que atuam no enfrentamento à violência.

“A Rede de Atenção às Violências esteve em Coruripe para falar sobre violência doméstica, mas sem esquecer das outras violências e dos vulneráveis, que é também o escopo dessa rede. A proposta desse encontro é esclarecer sobre as espécies de violência doméstica, despertar a sociedade e mostrar que existem instrumentos de enfrentamento, combate, prevenção e monitoramento das violências domésticas. Mas também fortalecer e fomentar a rede aqui do município de Coruripe, a fim de que os munícipes que estejam passando por um quadro de violência se sintam seguros em procurar as entidades que têm pertencimento a esse assunto”, concluiu.