Programa Mulheres Mil: Empoderando e Transformando Vidas é apresentado em Coruripe

Programa está estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável

Texto: Leila Cristhina   Fotos: Dean Almeida

O Governo do Estado de Alagoas por meio da Prefeitura de Coruripe trouxe para o município na tarde desta quarta-feira (1º), o programa federal Mulheres Mil que visa empoderar e transformar vidas. O Mulheres Mil foi apresentado no Centro Estadual de Educação Profissional de Coruripe Maria Alice Beltrão de Castro Siqueira, local onde acontecerão as aulas do programa que está estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável.

Em Coruripe o programa ficou integrado à secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher. “O Programa Nacional Mulheres Mil chegou em Coruripe para fortalecer as mulheres do nosso município e proporcionar o meio para o empoderamento e independência financeira. É nosso papel, enquanto secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, incentivar e apoiar programas e projetos que fomentem o empreendedorismo feminino e invistam no protagonismo da mulher coruripense”, explicou, Nívea Luz, servidora da pasta e Coordenadora da Mulher.

Na programação, o gestor do Centro Estadual de Educação, professor Gilvan Moreira explicou a dinâmica dos cursos e apresentou a equipe.

O primeiro curso a acontecer é o de maquiagem direcionado a quem deseja aprimorar suas habilidades nesse segmento, serão abordados desde os conceitos básicos até os segredos das mais elaboradas técnicas avançadas de maquiagem com profissionais renomados.

O curso é gratuito e garante a bolsa de R$ 12,00 por dia frequentado, o MEC reprovará automaticamente a aluna com faltas acima de 25%.

Ao participar do Mulheres Mil as alunas terão acesso a aulas práticas e teóricas, certificado de conclusão, produtos de qualidade, networking e apoio. O curso presencial é direcionado a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e tenham idade mínima de 18 anos e acontecerá no horário da tarde às terças, quartas e quintas-feiras.

"Sou cabeleireira e quero aprimorar meus conhecimentos em maquiagem e me empoderar. É uma oportunidade muito boa, chamei minha amiga para que ela possa começar um negócio, já que ela ama se arrumar, com esse curso ela que já maquia a vizinhança vai poder negociar seu trabalho", disse Nayane dos Santos, aluna do curso.

O Programa Mulheres Mil abrangerá cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).