Reuniões preparatórias para Conferência Municipal de Assistência Social tem início nesta semana

Foto

População deve participar da construção das políticas públicas de Assistência Social

 

Texto: Leila Cristhina / Fotos: Dean Almeida  

O Conselho Municipal de Assistência Social de Coruripe (CMAS) em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, iniciou na última quarta-feira (28), a primeira Pré-Conferência para a 12ª Conferência de Assistência Social no município. 

Durante os trabalhos, foram apontadas propostas de políticas públicas que serão apresentadas na 12ª Conferência, que será realizada no dia 11 de julho. 

“É de muito valor a participação da população, que são os atores principais do sistema e que podem apontar, assertivamente, a direção que deve ser trilhada pelo SUAS no nosso Coruripe”, ressaltou Célia Gama, secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher. 

Serão realizadas três pré-conferências, sendo que duas delas foram iniciadas nesta quarta-feira, uma no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pontal e a outra no Serviço de Convivência Cícero Justino dos Santos, no Poxim.  A Pindorama receberá o evento no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pindorama no dia 04 de julho. Toda etapa conta com a participação de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e convidados. 

A assistente social, Cecília Gama, presidente do Conselho de Assistência Social falou sobre os encontros. “Este ano temos o tema central a Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos e abordará 5 (cinco) eixos definidos na Resolução nº 90 do CNAS, a participação da população é muito importante porque eles são os beneficiados com as ações”, concluiu. 

Sueli Tenório, moradora do Poxim, frequentadora do Centro de Convivência Cícero Justino diz: “Informação é tudo e vim para entender sobre a Conferência e dá minha opinião. A secretária fez o convite e fiquei interessada em saber, sempre que posso participo dessa ação,” finalizou. 

Em debate: 

EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. 

Em todos os encontros foram apresentadas propostas de implantação das políticas públicas, que serão apresentadas na Conferência Municipal no dia 11 no Auditório da Escola Maria Alice Beltrão.

 

 

 

Compartilhe: